A Portucel, é uma empresa que lídera a nível nacional no domínio da produção de papel, sendo para isso necessário uma matéria prima essencial: A Madeira.
Para a produção de pasta de papel, que irá dar origem posteriormente ao papel, são necessários componentes especificos da madeira, sobrando outros, nomeadamente a Lenhina, a casca da madeira, e outros desperdicios (biomassa florestal). A Portucel faz o reaproveitamento de todos esses recursos para a produção de energia, sendo o maior produtor nacional de energia a partir de biomassa florestal.
Cerca de 65% da energia necessária para o seu funcionamento, é obtida através deste processo, optimizando a sua eficiência.
A estratégia do Grupo Portucel Soporcel no campo energético passa por assumir um papel cada vez mais relevante na produção nacional de energias renováveis, designadamente na vertente biomassa.
Analisando a evolução ao longo dos anos, o Grupo atingiu uma significativa redução de 46% nas emissões de CO2 por tonelada de produto (dióxido de carbono) de origem fóssil, entre 2000 e 2010, fruto dos elevados investimentos com vista a minimizar o uso de combustíveis fósseis.
Com o investimento da Portucel, no final do ano de 2009 duas novas centrais termoeléctricas a biomassa, com uma potência unitária de 12,5 MW, foram construídas nas unidades fabris de Cacia e Setúbal, lançaram a primeira produção na rede eléctrica nacional.
No final do terceiro trimestre de 2010 entrou em funcionamento a nova turbina de co-geração a biomassa, a instalada no complexo industrial da Figueira da Foz.